top of page
Buscar

GIRA! GIRA! - MIBE 2022

Atualizado: 6 de dez. de 2022

No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a nossa Escola realizou a atividade "Gira! Gira! Livro Gira!", dinamizada pelas Professoras Carla Canto e Márcia Faria.

Esta atividade detinha como principais objetivos: realizar leituras dialogadas com o recurso à técnica de formulação de perguntas; Leitura de uma obra; Analisar e refletir sobre a obra; Selecionar informação relevante; Reconhecer a estrutura e os elementos constitutivos da obra selecionada: personagens, narrador, contexto temporal e espacial, ação; Identificar tema (s), ideias principais e pontos de vista; Apresentação da obra com abertura de espaço para dialogar; Ampliar o reportório literário; Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como fonte de múltiplas informações e entretenimento.


A dinâmica utilizada foi: Cada aluno seleciona uma obra para leitura; Ida à BE para realizar a partilha da obra; A turma senta-se em roda; Cada aluno apresenta a sua obra referindo o título o autor e o ilustrador; Existe um saco com perguntas gerais acerca da obra; Depois de apresentar a sua obra o aluno retira uma questão do saco e responde perante o grupo turma; De seguida partilha com o grupo a sua parte preferida da obra (espaço de diálogo).

Os alunos demonstraram grande interesse, empenho e dinamismo na concretização da atividade.

A BE, assumiu-se, assim, como um espaço por excelência, de motivação para a leitura.


bottom of page