top of page
Buscar

1 de Dezembro - Restauração da Independência


Esta data relembra a ação de nobres portugueses, que a 1 de dezembro de 1640 invadiram o Paço Real e mataram Miguel de Vasconcelos, o representante da Espanha em Lisboa, aclamando D. João, duque de Bragança, como rei de Portugal.

Sabias que....


… no dia 1 de dezembro é feriado nacional, porque se comemora o dia da Restauração da Independência Portuguesa?

Tudo começou em finais do século XVI, com a subida ao trono de D. Sebastião, que em 1578, morreu na batalha de Alcácer Quibir, sem deixar herdeiro para ocupar o trono. Subiu ao trono o seu tio-avô, o Cardeal D. Henrique, que apenas governou dois anos e em 1580, Filipe II de Espanha foi dentre os pretendentes ao trono, netos de D. Manuel I, o escolhido para rei de Portugal.


Durante 60 anos, viveu-se em Portugal, um período que ficou conhecido na História como «domínio Filipino». Depois do reinado de Filipe I (II de Espanha), veio a governação de Filipe II e Filipe III, que governavam os dois países (Portugal e Espanha), como se fossem um só.

Descontentes, os nobres portugueses (muito embora toda a sociedade se revoltasse contra o jugo espanhol com revoltas e motins que sucediam por todo o país) preparam uma revolta que levam a cabo com sucesso no dia 1 de dezembro de 1640. Com um golpe palaciano prendem a regente, a duquesa de Mântua e matam Miguel de Vasconcelos que atiram pela janela. Aclamam o duque de Bragança que sobe ao trono como D. João IV, a 15 de dezembro.



Terminam desta forma 60 anos de domínio espanhol e Portugal recupera a sua independência.
Aprofunda o teu conhecimento com este vídeo:

Sugestões e Atividades da Biblioteca Escolar

2º e 3º Ciclos:


Convidamos-te, agora, a expressares a tua opinião sobre a comemoração deste dia (cerca de 10 linhas). Também poderás realizar o crucigrama e a sopa de letras.


Nota: Entrega o teu trabalho à tua professora de história.


Atividade para os mais pequeninos:

(Colorir a imagem)


bottom of page